A cirurgia de Prótese de Glúteo visa o aumento do tamanho, do volume e/ou do formato das nádegas por meio da colocação de implantes de silicone, resistentes, feitos especialmente para aguentar a pressão do corpo sobre eles durante o dia. Assim, a pessoa pode deitar, sentar e se realizar atividades físicas que a prótese se adequa aos movimentos sem se deformar; isso ocorre porque ela é inserida de maneira a ser acomodada pelos músculos durante o deslocamento do corpo.
A(o) paciente deve ter noção de que a cirurgia não é indicada para todos os casos, ou seja, nem todos são candidatos ao implante de glúteo. As(os) pacientes que possuem tamanho moderado de nádegas não têm uma boa indicação para esse tipo de cirurgia, pois irá produzir um aumento acima do ideal, deixando o bumbum exageradamente projetado.
Por isso, para pacientes com pouco volume, nádegas bem achatadas ou que possuem flacidez sem queda na região, a inclusão das próteses glúteas irá dar um formato bem natural e bem modelado. São vários os tipos e modelos de próteses; a escolha da melhor opção entre elas é feita pelo médico após análise durante consulta.