É normal que os seios mudem com o tempo, que percam o formato e a firmeza, principalmente após alguns fatores, como gravidez, amamentação, efeito “sanfona”, envelhecimento natural, hereditariedade e por ação da gravidade. A Mastopexia, ou Lifting de Mama, é a cirurgia que remove o excesso de pele e reposiciona a aréola, resultando em um novo contorno para mamas flácidas e caídas.
Muitas mulheres, após gestações e períodos de amamentação, apresentam redução do tamanho das mamas e, consequentemente, uma queda devido à flacidez da pele. Essa alteração da forma mamária causa grande desconforto social às mulheres, que buscam, então, corrigir o problema.
A cirurgia pode ser realizada apenas com a modelagem dos tecidos mamários e a correção da pele flácida, mas também é possível fazer a utilização de implantes mamários, que tem a função de melhorar o formato das mamas, deixando-as maiores e mais bem preenchidas. O procedimento dura aproximadamente de 2 a 3 horas, independentemente da opção por utilizar o implante mamário associado ou não.