A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. Visa modelar os contornos do corpo por meio da retirada de gorduras indesejáveis de áreas específicas e localizadas, incluindo peito, abdômen, cintura, braços, costas, glúteos, pernas, coxas, joelhos e mento (abaixo do queixo).
Algumas pessoas apresentam depósitos de gordura mesmo que tenham boa saúde, mantenham bons hábitos alimentares e façam atividades físicas; os motivos para isso podem ser fatores genéticos, oscilações de peso, entre outros. O objetivo, portanto, é a definição das curvas do corpo, bem como a redução de medidas.
Em muitos casos, pode ser indicada a utilização da gordura que foi retirada da paciente para melhorar o contorno de algumas regiões corporais que tenham depressões ou mesmo para melhorar remodelar os glúteos, deixando-os mais arredondados e levemente maiores.
Nenhum tipo de lipoaspiração substitui dieta e exercícios físicos na busca do emagrecimento, mas ajuda a remover gorduras de áreas mais resistentes aos métodos tradicionais para perda de peso. O procedimento também não se caracteriza tratamento contra obesidade.