Blog

Cuidados Após A Cirurgia: Hidratação e Alimentação

Você sabia que entre os cuidados após a cirurgia, a hidratação e uma alimentação adequada são das mais importantes, buscando uma melhor recuperação física e cicatricial?

É isso mesmo!!!

Manter seu corpo bem hidratado, de modo correto, e fazendo um cuidado alimentar, comendo alimentos que ajudem na regeneração, no sistema imunológico e na formação da cicatriz, é extremamente importante no período inicial de seu pós operatório, e mesmo à longo prazo.

Uma boa hidratação associada à comidas leves permitem uma digestão mais suave, e isso não compromete o processo de regeneração após sua cirurgia.

Frutas ricas em água, como a melancia, peras, maças, laranjas, entre outras, associadas com uma ingesta adequada de água, permitem uma melhor hidratação do corpo. Também promovem uma ação efetiva sobre a estrutura celular da pele permitindo que essa pele fique mais elástica, e também, ajudam no processo de reparação da cicatriz, melhorando e favorecendo a cicatrização. 

Alimentos ricos em vitamina C e proteínas, bem como aqueles que ajudam no processo de cicatrização, promovem um fortalecimento de todo o sistema imunológico do organismo, e ajudam na prevenção de doenças, pois todo o paciente em pós operatório está mais fragilizado na sua estrutura de defesa.

A ingesta de proteínas é também um ponto de grande importância em todo o processo de recuperação após uma cirurgia.

Ela melhora a produção celular do corpo, bem como favorece a formação de elementos celulares que favorecem a formação dos, chamados, fatores de cicatrização.

Alimentos como as carnes, de preferência as mais magras (peixes, frangos, carnes vermelhas com pouca gordura), ovos, leites estão entre esses alimentos ricos em proteína que auxiliam no pós operatório.

Outros alimentos também são importantes em todo o processo de recuperação após a cirurgia:

  • Alimentos ricos em ômega 3, como os peixes e sementes de chia, que auxiliam na redução do processo inflamatório;
  • Alimentos ricos em vitamina K, como legumes verdes tipo brócolis, aspargos e espinafre, que auxiliam em todo o processo de coagulação, diminuindo os riscos de sangramentos ou aumentos do roxo no pós operatório;
  • Alimentos ricos em ferro, como o fígado, couve, beterraba, lentilhas e grão de bico, que auxiliam no processo de produção das células vermelhas, auxiliando no tratamento de quadros de anemia, que podem ocorrer após cirurgias de maior porte, e as lipoaspirações;
  • Alimentos ricos em vitamina A, como as cenouras, tomates, beterraba e manga, que também auxiliam no processo inflamatório, que é o mecanismo fisiológico do corpo nas reparações teciduais;
  • Alimentos ricos em vitamina E como os amendoins e avelãs, que melhoram a qualidade da pele.

Além disso, existem os alimentos que é ideal se afastar durante o processo de recuperação das cirurgias, pois podem prejudicar todo o processo fisiológico de cicatrização. Entre eles temos o açúcar, mel, refrigerantes, doces (como balas, chocolates, sorvetes, biscoitos recheado), além de carnes mais gordurosas como as de porco, linguiças, enlatadas, bacon.

Esses alimentos além de dificultar o processo de cicatrização, eles aumentam o processo fisiológico inflamatório, aumentando o edema e formação de secreções nas regiões operadas.

Se você tem planos de realizar uma cirurgia plástica, os cuidados antes e após a cirurgia são fundamentais.

Agende uma consulta, vamos conversar sobre o que você deseja e qual é a opção de tratamento para o seu caso.

Nessa consulta também vamos falar sobre os cuidados necessários!!!

Voltar