Blog

VIDA SAUDÁVEL – REALIDADE OU UTOPIA

Uma vida saudável é um conjunto de situações, que unem saúde e harmonia, seja ela física ou mental, e é uma busca de grande parte, hoje, da população mundial. Mas deve sempre ser esse conjunto, SAÚDE e HARMONIA, pois sem um desses, a vida saudável não se impõem.

Mas essa vida saudável, não se consegue imediatamente, é um trabalho de grão em grão, que se inicia com um grande passo, a decisão de ter essa vida saudável, onde se pensa no futuro e não no agora. O agora determina os passos para que no futuro cheguemos à essa SAÚDE e HARMONIA, seja ela física ou mental.

Assim, ser SAUDÁVEL não significa ter saúde, é muito mais do que isso, é você estar bem consigo mesmo e com o universo ao seu redor.

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Ou seja, ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas essencialmente o bem estar físico e mental do indivíduo.

A SAÚDE é muito mais do que a definição médica sobre o assunto, mas sim um grande conjunto de atitudes e vida. Também tem ações da nutrição (o que comemos), hidratação (o que bebemos), ações corporais (atividade física), e, até mesmo, substâncias que usamos (drogas, cigarros, medicamentos sem orientações médicas especializadas).

Portanto  a SAÚDE não está apenas associado com fator médico, mas sim uma gama muito grande de situações que auxiliam a manter nosso corpo funcionando bem.

Muitas vezes o nosso estilo de vida , com má alimentação, o stress do dia à dia, sedentarismo, irritações, entre outros fatores, se associam e podem criar problemas de saúde ou mesmo piorar os que já existem, como a hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

E, esses fatores agravantes, que podemos tentar corrigir no nosso dia à dia para que consigamos atingir uma VIDA SAUDÁVEL. Mas veja bem, o que estou dizendo è VIDA SAUDÁVEL, e isso também significa que devemos ser escravos do “remédio”, não devemos ficar presos à uma neurose alimentar ou de exercícios, pois isso também não causa uma VIDA SAUDÁVEL. Devemos entender que às vezes podemos sair de uma rotina alimentar ou de exercícios, e cometer excessos, isso também é SAUDÁVEL.

Outro ponto é que a busca deve ser por uma HARMONIA FÍSICA E MENTAL, termos uma vida plena, mas de bem conosco mesmo.

Mas é imperativo que mudemos nossos hábitos, encontrar um equilíbrio entre as coisas que gostamos e as coisas que devemos fazer. Sempre em busca de UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, o que quer dizer, nem sempre um CORPO SAUDÁVEL APENAS, mas também uma MENTE SAUDÁVEL. Ou seja, devemos encontrar a FELICIDADE em nosso dia à dia.

E também devemos procurar mudar nossas rotinas diárias, que nos levam ao stress. Não podemos mudar nossos trabalhos, mas podemos tentar mudar o jeito que vemos nosso trabalho, nos divertir fazendo o que gostamos.

O stress no trabalho é normal, em qualquer profissão, mas temos que mudar o jeito como vemos esse stress…ele não deve comandar nossa vida, mas sim, nós que comandamos ele. É difícil, mas é um trabalho mental de dia à dia.

Mas o primeiro passo à ser dado, em tudo isso, a uma alimentação mais saudável, mas harmônica entre os elementos, vegetais e legumes (fonte de minerais e vitaminas, entre outras coisas), carnes e peixes (fonte de proteínas) e massas (fonte de carboidratos). Todos esses elementos são fundamentais para um ótimo funcionamento de nosso corpo, e devem ser ingeridos de maneira igual, mas logicamente, de modo equilibrado. A falta de algum deles pode fazer o corpo funcionar de modo errado ou mesmo desequilibrado.

Mas é fundamental termos horário regrado para nossa alimentação, e adequada para o momento. Pois se deixarmos de fazer alguma das refeições principais do dia, estamos causando um terrorismo ao nosso corpo, pois iremos consumir mais em um determinado momento, e isso causa uma perda da harmonia que buscamos.

Mas logicamente, se devido ao nosso trabalho, ocorrer uma situação dessa, devemos entender que existem situações anômalas que causam mudanças de planos, e não é motivo de desespero, pois como disse, não devemos ser refém de nossas regras. O que não podemos deixar é que esses desequilíbrios virem uma rotina. Temos que ser SAUDÁVEIS, mas não presos à regras, mas adaptáveis, isso também é ser SAUDÁVEL.

Um segundo ponto importante é o exercício físico deve estar presente no nossas vidas, mas deve ser feito de modo prazeroso, e não como sofrimento, pois assim estaremos acrescentando um stress, que prejudica nosso BEM ESTAR. Você deve encontrar um exercício que lhe traga alegria ao realizá-lo, mas é importante que você faça atividades físicas, nosso corpo precisa estar funcionando completamente.

Outro ponto importante, e que todos nós, seres humanos precisamos, o SOL, ele é fonte de energia para nosso corpo, faz ativar algumas vitaminas e hormônios. Temos que sair ao ar livre, mas sempre tomando cuidados de proteção, com filtros solares, mas é importante sentirmos o SOL e respirar.

ÁGUA, nossa hidratação diária, deve sempre ser uma obrigação para nós, pois nosso corpo é em grande parte composto de líquido, e devemos nos hidratar, manter nossas células plenas. A ÁGUA é saúde ao nosso corpo.

Façamos pequenas mudanças diárias, e não drasticamente, e com o passar do tempo, essa “NOVA” rotina estará implantada em sua vida, e o BEM ESTAR será cada dia maior, e você verá que terá mais disposição para tudo, em sua vida pessoal e sua vida profissional, e verá que os estresses do dia dia serão cada vez menores, e você terá controle sobre eles, e sobre sua vida.

Portanto, uma vida saudável é uma REALIDADE atingível, e não uma UTOPIA!!!

SEJA SAUDÁVEL!!!

Gostaria de receber mais informações sobre cirurgias plásticas? Então entre em contato e tire o restante das suas dúvidas com o Dr. Antonio Landgraf.

Voltar